Manual


Em primeiro lugar o instalador pede que seja identificada a linguagem que pretende utilizar.


De seguida podemos identificar se queremos adicionar um atalho no ambiente de trabalho.


Por fim podemos concluír a instalação selecionando a opção para executar automaticamente a aplicação.



Para aceder às configurções da aplicação deve clicar com o botão direito do rato e em seguida seleciona a opção "Configurar".


No primeiro separador das configurações é possível, em primeiro lugar, parametrizar a porta onde este serviço ficará disponível. Alertamos que caso este parametro seja alterado devem também pedir ao administror de sistema que altere o respetivo parametro nas aplicações que comunicam com o ANOProcess.

Em seguida podemos definir se o ANOProcess pode, ou não, arrancar automaticamente aquando o arranque do sistema.

Por fim podemos definir o formato das atualizaçãos da aplicação. A aplicação pode efetuar atualizações automaticamente, pode notificar o utilizador cada vez que tem uma atualização disponível ou então pode não efetuar qualquer notificação e nesse caso as atualizações terão que ser manuais. Caso selecione uma das duas primeiras opções podemos identificar qual o intervalo em que a aplicação verifica se existe atualizações disponíveis.


No segundo separador "Serviços" podemos identificar os serviços que o ANOProcess pode executar.



Selecionando a opção "Verificar Atualizações" podemos verificar se existem novas versões disponíveis.


Aqui podemos instalar a atualização disponível



Para arrancar o serviço apenas necessita de efetuar a pesquisar pelo termo "ANOProcess" e efetuar o clique na aplicação encontrada. Caso não encontre deve efetuar o passo da instalação.



Por omissão a integração com o eFaturaGov encontra-se desativada.

Pode ativar e configurar esta integração no separador "Integração eFaturaGov" nas configurações.


Depois de ativada, configure os parâmetros do mesmo.

O endpoint, nome de utilizador e password serão fornecidos aquando da aquisição.

Configure também o "Caminho da pasta CIUS", onde deverão estar localizados os ficheiros XML a submeter para o eFaturaGov.

Depois de terminar, clique em "Testar ligação" para validar se a configuração introduzida está correta, e clique em OK.


Clique no botão "Ver ficheiros submetidos" para consultar os ficheiros que foram submetidos para o ANOProcess (com ou sem sucesso).